Bioestimuladores de colágeno: Quais os benefícios que eles proporcionam à pele?

07/05/2024

A busca incessante por uma pele bela e saudável é o motor por trás das constantes descobertas científicas no mundo da estética. Entre essas inovações estão os procedimentos e produtos desenvolvidos com bioestimuladores de colágeno, oferecendo uma solução promissora para quem busca uma pele rejuvenescida e firme.

Aqui você vai entender o que é o colágeno e como os produtos certos podem aumentar a síntese dessa proteína tão importante para a firmeza e sustentação da pele.

O que é bioestimulador de colágeno?

Bioestimulador de colágeno é uma substância que, ao alcançar a derme (segunda camada mais profunda da pele), é capaz de estimular os fibroblastos, que são as células responsáveis por sintetizar novas fibras de colágeno e elastina. Dessa forma, as células produzem mais colágeno para preencher e sustentar a pele. 

Assim, os bioestimuladores de colágeno são ativos potentes que colaboram com a manutenção da saúde da pele, proporcionando aspecto mais firme e elástico, ajudando a suavizar rugas, linhas de expressão e também no preenchimento de sulcos e áreas mais profundas causadas pela flacidez facial.

Para o que serve o colágeno na pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o colágeno é uma proteína abundante na pele, responsável por manter a sua firmeza e sua sustentação. 

Mas, com o passar dos anos e o processo envelhecimento do organismo, a pele pode perder até 50% de suas funções biológicas até a meia idade, incluindo a produção natural do colágeno pelos fibroblastos.

Por isso, a falta de colágeno na pele está diretamente ligada ao surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e de sulcos no rosto e no corpo. 

Quais são os bioestimuladores de colágeno?

Existem diversos tipos de bioestimuladores de colágeno disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e indicações. Alguns dos bioestimuladores de colágeno mais conhecidos são: Sculptra® (Ácido Polilático), Sculptra® Aesthetic (Ácido Polilático), Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio), Ellansé (Policaprolactona).

  • O Sculptra® e o Sculptra® Aesthetic são estimuladores de colágeno usados para tratar a flacidez da pele, rugas e perda de volume facial. Eles atuam estimulando a produção de colágeno, o que proporciona uma melhora gradual e duradoura na firmeza e textura da pele, tendo efeitos por 24 a 25 meses.
  • O Radiesse® também é um bioestimulador de colágeno, contendo hidroxiapatita de cálcio, e além de estimular a produção de colágeno, trata rugas, linhas finas e perda de volume facial. Geralmente, os resultados duram de 18 a 24 meses, mas sessões de manutenção anuais são recomendadas para estimular o colágeno.
  • Já o Ellansé é um preenchedor que também estimula a produção de colágeno. Entretanto, diferentemente do ácido polilático e da hidroxiapatita de cálcio, ele atribui maior volume à área tratada e melhora a produção de colágeno.

5 benefícios dos bioestimuladores de colágeno: 

Rejuvenescimento global da pele: Os bioestimuladores de colágeno não apenas melhoram a produção de colágeno, mas também estimulam outros componentes essenciais da matriz extracelular da pele, como as fibras elásticas. Isso resulta em um rejuvenescimento global da pele, proporcionando uma aparência mais jovem, radiante e saudável.

Melhora da textura da pele: Com o uso de bioestimuladores de colágeno, a textura da pele pode ser significativamente melhorada. Isso inclui a redução da aparência de poros dilatados, pele áspera ou com irregularidades, deixando-a mais suave e uniforme.

Efeito de lifting não cirúrgico: Os bioestimuladores de colágeno podem proporcionar um efeito de lifting não cirúrgico, pois ajudam a elevar áreas da face e melhorar a flacidez da pele. Isso é particularmente benéfico para áreas como as bochechas, queixo e pescoço, onde ocorre a perda de volume e flacidez com o envelhecimento.

Estímulo da produção de ácido hialurônico: Além de estimular a produção de colágeno, alguns bioestimuladores podem também estimular a produção de ácido hialurônico, uma substância que proporciona hidratação e volume à pele. Portanto, isso contribui para uma pele mais hidratada, preenchida e com uma aparência mais jovem.

Tratamento versátil: Os bioestimuladores de colágeno são considerados tratamentos versáteis, pois podem ser utilizados em diferentes áreas do corpo, não se limitando apenas ao rosto. Sendo assim, eles podem ser aplicados em áreas como pescoço, colo, mãos e até mesmo no corpo, para tratar a flacidez da pele e melhorar a aparência global.

Bioestimuladores de Colágeno são mais indicados para:

Tratamento de Rugas: Reduz e preenche rugas estáticas, ou seja, aquelas que são visíveis o tempo todo no rosto, independentemente dos movimentos faciais;

Preenchimento de áreas fundas, especialmente que apresentam flacidez: A estimulação do colágeno nas camadas mais profundas da pele ajuda a recuperar a firmeza de regiões como o malar e maçãs do rosto.

Suavização de linhas de expressão: Os biostimuladores de colágeno ajudam a amenizar as linhas de expressão, que são as linhas que ficam aparentes quando realizamos os movimentos do rosto e expressões faciais.

Preenchimento de sulco nasogeniano (bigode chinês) e labiomentual (marionete): Preencher as linhas e marcas mais profundas com o auxílio dos biostimuladores de colágeno ajudam a harmonizar o rosto, eliminando o aspecto envelhecido e cansado causado pelo bigode chinês e as rugas de marionete.

Correção de cicatrizes de acne ou catapora: A estimulação do colágeno é bastante benéfica para o tratamento de cicatrizes de acne e catapora, principalmente no caso das cicatrizes deprimidas ou atróficas, que são aquelas que apresentam um aspecto afundado na pele.

Preenchimento do dorso das mãos, colo e pescoço: Para além do tratamento facial, os bioestimuladores de colágeno também ajudam a recuperar a firmeza, a elasticidade e o volume da pele das regiões afetadas pela gravidade, como o pescoço e o colo. Assim como ajudam a rejuvenescer o aspecto das mãos.

Flacidez corporal (região abdominal, glúteos, coxas e braços): O colágeno também é responsável pela sustentação da pele do corpo e sua estimulação é importante para ajudar a recuperar a firmeza e a elasticidade das regiões que mais sofrem com flacidez corporal.

Celulite: Para auxiliar no tratamento da celulite, o colágeno promove a melhora da sustentação da pele e o preenchimento de desníveis nas coxas e nos glúteos. Os bioestimuladores de colágeno representam uma revolução no tratamento da pele, oferecendo uma solução eficaz e duradoura para os sinais de envelhecimento. Com sua capacidade de estimular a produção de colágeno e melhorar a saúde da pele de dentro para fora, eles são uma escolha popular entre aqueles que buscam uma pele radiante e jovem.

Consulte um especialista qualificado para descobrir qual é o melhor bioestimulador para você e comece sua jornada rumo a uma pele mais bonita e saudável hoje mesmo.

×